O e-commerce B2B é extremamente competitivo e, como os clientes desejam resultados instantâneos quando pesquisam um produto, o desafio é buscar soluções que entreguem cotações de diferentes empresas rapidamente e conseguir comparar os preços de diversas fontes facilmente.

Enquanto o setor de compras tradicional está associado a uma baixa capacidade de pesquisa e tem acesso a informações limitadas sobre fabricantes e fornecedores, com uma solução de eProcurement, é possível comparar facilmente produtos e preços, obter ofertas personalizadas, com entrega e pagamentos seguros.

eProcurement: canal direto entre fornecedores e compradores

Ao realizar uma abordagem digital, fornecedores e empresas conseguem agilizar todo o processo e também o tornam personalizado. Para o fabricante, isso permite obter controle em relação à jornada do ciente, facilitando o rastreio e o gerenciamento do inventário, além de enviar faturas rapidamente e ter acesso a um banco de dados de transações e análises mais apuradas.

Benefícios de uma solução de compras eletrônica:

  • Automação do processo de compras
  • Maior visibilidade das informações relacionadas aos clientes
  • Política de preços transparente
  • Análise relacionada ao comportamento de compra

Dessa forma, a adoção da modalidade de compras em tempo real, que envolve o acesso a catálogos pesquisáveis em tempo real, informações instantâneas sobre preços e produtos e comparação entre produtos, é facilitada.

Negócios entre empresas

O comércio eletrônico B2B é extremamente competitivo e obter o melhor retorno em relação aos investimentos com infraestrutura é essencial para a saúde do negócio. Negociar bons acordos com fornecedores é uma das formas de aumentar o ROI e equipar o e-commerce com as habilidades necessárias para fortalecer o relacionamento com os fornecedores.

Como fazer isso?

  • Custos
    Algumas questões devem ser feitas aos fornecedores:
    – Sua oferta é justificável?
    – Seus termos são sustentáveis no longo prazo
    Ao entender os custos do fornecedor e, por consequência, entender suas margens, também é possível ter uma noção sobre a própria margem de negociação.

  • Oportunidades
    Empresas B2B, muitas vezes, compram em grande quantidade e esses pedidos contribuem para aumentar o volume de vendas para os fornecedores. Criar novos mercados para o fornecedor e negociar preços mais baixos e melhores condições comerciais estreita o relacionamento e fortalece os negócios.

  • Competitividade
    No comércio eletrônico, muitos fornecedores oferecem serviços semelhantes. Isso implica em realizar pesquisas e contatos com diversas empresas para obter cotações, que podem ser usadas para incentivar um fornecedor recorrente a fazer uma oferta mais interessante.

  • Pagamentos
    A forma como os pagamentos são feitos pode impactar diretamente no fluxo de caixa das empresas. Então, é importante negociar termos mais flexíveis para tornar a operação mais saudável.

Gratuita para fornecedores e sem limite de propostas enviadas, taxa de comissão ou mensalidade, o Cotabox é ideal para ampliar as oportunidades de negócio, simplificando o relacionamento com as empresas compradoras ao fornecer recursos como chat direto com o comprador, agendamento de visitas diretamente na ferramenta e notificações sempre que uma nova cotação ou leilão estiver disponível. Faça seu pré-cadastro.