Estudo da Accenture mostra que 80% dos compradores B2B trocam de fornecedor caso ele não consiga alinhar seus serviços às expectativas do comprador. Em outro estudo, da Hackett Group, 71% das empresas de P2P esperam que a digitalização das transações B2B tenha um maior impacto na forma com que trabalham.

Essas informações mostram que a transformação digital é essencial para conquistar e engajar clientes. A digitalização por meio de sistemas utilizados para conectar compradores e fornecedores tem oferecido plataformas únicas e colaborativas, que permitam a busca por novos parceiros, cotações em tempo real e faturamento eletrônico.

Assim, as empresas estão repensando o uso dessas soluções, que devem crescer nos próximos anos, mas precisam atender às crescentes necessidades comerciais dos fornecedores em termos de gerenciamento de clientes, agendamento e processamento de pedidos.

O efeito da digitalização

É seguro afirmar que a digitalização tem um grande impacto em todos os modelos de negócios. Enquanto no B2C a maioria das empresas está muito à frente em termos de relacionamento com o cliente, no mercado B2B, a situação é diferente e ainda há espaço para inovação e transformação para conquistar clientes. Para isso, é importante considerar:

  • Modelos tradicionais de negócios ainda estão enraizados em pessoas, cultura e processos, e é preciso reavaliar sua capacidade de atender às exigências do mercado
  • A estratégia de vendas digitais depende do valor dos clientes
  • O e-commerce não pode ser considerado uma solução pontual e precisa ser integrado à jornada do cliente

Se o consumidor espera experiências intuitivas e personalizadas, no B2B, os clientes desejam o mesmo, e mesmo empresas tradicionais precisam repensar sua abordagem para vendas digitais. As empresas que adotarem um padrão de serviço mais desenvolvido têm maior chance de transformarem seus negócios e melhorarem a experiência geral do comprador por meio de interações inteligentes e personalizadas.

Como aproveitar as oportunidades?

Mas o que redes de negócios têm a ver com a transformação digital? Para o Hackett Group, transformação digital inclui:

  • Engajamento digital do cliente
  • Força de trabalho habilitada para o mundo digital
  • Otimização de serviço digital
  • Ecossistema digital
  • Empresa orientada por insights

Entretanto, até que todos os parceiros sejam digitais, as redes B2B são tão fortes quanto seu elo mais fraco. Então, para garantir o potencial máximo, o setor de compras precisa investir na educação e integração com seus fornecedores para incentivá-los a também investirem na digitalização. 

A adoção também exige um modelo de preços que funcione tanto para o fornecedor quanto para o comprador. E, para aproveitar as oportunidades e colher os benefícios da transformação digital, algumas etapas devem ser seguidas:

  1. Aproveitar a tecnologia para ter mais acesso a dados importantes
  2. Montar uma equipe com as habilidades corretas e que possam unir as ferramentas digitais com o talento humano
  3. Iniciar a transformação internamente

É preciso que fornecedores entendam as necessidades de seus clientes e trabalhem para atender a essas expectativas. O sucesso de uma estratégia de engajamento do cliente em um ecossistema B2B depende do investimento em experiências digitais e orientadas para satisfazer o cliente.

Com o Cotabox, fornecedores podem manter contato direto com compradores, sem limite de vendas, e recebe notificações toda vez que uma nova cotação ou leilão estiver disponível. Faça seu pré-cadastro.