O blockchain abrange muito mais que apenas o mercado de criptomoedas. Sim, essa tecnologia surgiu com o bitcoin, e é considerada como um guia para transações eletrônicas, pois registra informações sobre envios, recebimentos e valores de forma transparente, mas pode ser muito útil em outras áreas. Como na cadeia de suprimentos, muitas vezes, as informações estão isoladas, são difíceis de serem acessadas, com problemas de formatação e são muito complexas, o blockchain pode facilitar algumas tarefas e aumentar a produtividade do setor.

O impacto da tecnologia no setor de Compras ainda é recente e poucas empresas realmente investiram em soluções que usam o blockchain para registrar suas transações. Com conjuntos grandes e complexos de dados, principalmente relacionados a fornecedores transacionais, lidar com essas informações é um desafio e o blockchain permite que todos esses dados sejam transcritos automaticamente de acordo com uma série de condições pré-estabelecidas.

Maior segurança

Talvez seu maior benefício seja a segurança. Depois que um registro é validado no bloco, normalmente, apenas com autorização é possível fazer alguma alteração. Embora nenhum sistema seja 100% seguro, as transações via blockchain são mais transparentes e protegidas por meio de criptografia, dificultando qualquer tentativa de fraude.

Apesar de não ser relacionado a transação de Compras, como pedidos, logística e armazenamento, a tecnologia facilita o registro dessas transações por toda a cadeia de suprimentos. Como resultado, o setor de Compras tem maior visibilidade em todos os processos, além de permitir automatizar o gerenciamento de riscos.

Contratos inteligentes

O Gartner acredita que até 2022, contratos inteligentes estarão presentes em mais de 25% das empresas, mas a integração desses contratos cria diversos desafios para o setor de Compras, como questões regulatórias que podem exigir mudanças significativas nos processos e políticas da empresa. A tecnologia blockchain, aplicada ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, permite o desenvolvimento de processos mais eficientes, que sejam à prova de violações e que programem automaticamente os termos acordados.

Construindo um relacionamento

Confiança é a chave para manter um relacionamento duradouro e algumas empresas pode evitar trabalhar com fornecedores novos por falta de informações. Embora a análise dessas informações possa ser demorada, ela é necessária para evitar riscos. Como o blockchain permite o acesso aos dados de transações a todos os envolvidos, a área de Compras consegue analisar a qualidade dos bens e serviços contratados e o desempenho do fornecedor.

Automação e padronização

Muitos processos de compras ainda são realizados manualmente, com diversas etapas para registrar dados de todas as transações. Muitos desses dados são registrados pelo comprador e também pelo fornecedor. Com o blockchain, todas as informações são registradas em um único bloco.

O blockchain, quando integrado aos processos existentes, oferece transparência, eficiência, segurança e pode melhorar o relacionamento com fornecedores. Mas, mesmo conhecendo os benefícios, antes de implementar a tecnologia – e qualquer outra tecnologia – é preciso analisar quais processos precisam ser melhorados e os impactos que essas mudanças podem significar para a empresa.

Cotações precisam de respostas rápidas e padronizadas e que sejam enviadas automaticamente para os fornecedores. Com a plataforma Cotabox, é possível criar cotações de produtos e serviços, administrar visitas e direcionar cotações somente para fornecedores homologados. Solicite uma demonstração e saiba como podemos ajudar sua empresa.