É cada vez mais consenso dentro das empresas e nas teorias administrativas que práticas de Compras aumentam as vantagens competitivas da empresa. Elas são construídas com a contribuição de diversas áreas que, de uma forma ou outra, têm no departamento de Compras um ponto de conexão com a organização como um todo.

Como a área pode desempenhar esse papel que está adquirindo? De forma sucinta, possuindo as ferramentas certas para gerenciar e controlar custos totais, obter mais valor e alavancar a inovação dos seus fornecedores. É dizer: se o setor de Compras tem como um de seus objetivos utilizar sua cadeia de suprimentos para alcançar vantagem competitiva, todo item ou serviço adquirido deve contribuir diretamente ou indiretamente para beneficiar os negócios. 

Comprar de forma inteligente 

Um dos pontos fundamentais para que o departamento de Compras ocupe esse lugar é fazer compras competitivas. Para isso, são necessários alguns pontos: 

Inovações tecnológicas 

Além de negociar e reduzir custos, o profissional de Compras precisa gerenciar o relacionamento com fornecedores, cumprir metas de responsabilidade social e, principalmente, estar capacitado para as inovações tecnológicas – essenciais para realizar compras eficientes. 

Otimizar a função 

Processos mais eficientes facilitam o acesso a informações relevantes sobre transações, fornecedores e mercado, ajudando a obter insights que melhoram a tomada de decisões. A automatização de algumas práticas permite um melhor gerenciamento de custos, redução de riscos, além de estimular a inovação do próprio setor e da cadeia de suprimentos em geral. 

Melhorar o relacionamento com os fornecedores 

Todo profissional de Compras sabe que, para obter vantagens competitivas, é preciso ser transparente com os fornecedores. Um relacionamento ideal é aquele em que eles se sintam parceiros de negócios, e não apenas parte de uma cadeia. Quando isso é atingido, as aquisições tendem a ser beneficiadas – seja nos preços ou nas entregas. 

Aumentar a visibilidade dos gastos 

Essa é uma medida eficiente para reduzir custos, porque não apenas melhora o relacionamento com stakeholders como também avalia e mensura comportamento e padrões de compras de uma empresa. No final, fica mais fácil implementar melhorias financeiras ou até mesmo diminuir o orçamento quando isso se faz necessário. 

Novas tecnologias e modelos de negócios oferecem ao setor de Compras a oportunidade para se reinventar e criar novas abordagens cujo objetivo é agregar valor à empresa. No entanto, para que esse processo seja percebido cada vez mais pelo mercado, a transformação precisa começar agora. 

Quer obter respostas rápidas e padronizadas para suas cotações e comparar orçamentos para tomar as melhores decisões de Compras? Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos colaborar.